Publicidade

Prefeito está em seu quinto mandato e nunca investiu em saneamento básico

Categoria: Geral
Criado em Segunda, 08 Janeiro 2018 14:13
Escrito por Redação

Saneamento básico? Nunca nem vi!

Lixo3.jpg

Saneamento básico é o conjunto de medidas que visam garantir a preservação ambiental e manutenção de resíduos, através de serviços de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, drenagem, limpeza urbana e manejos de resíduos sólidos e de águas pluviais. Trata-se de serviços que podem ser prestados por empresas públicas ou, em regime de concessão, por empresas privadas, sendo esses serviços considerados essenciais, tendo em vista a necessidade imperiosa destes por parte da população, além da sua importância para a saúde de toda a sociedade e para o meio ambiente.

Lixo1.jpg

Mesmo assim, o saneamento básico nunca esteve em pauta na administração do atual prefeito, mesmo sendo este o quinto mandato do gestor à frente da prefeitura municipal de Piripiri. Além disso, vale lembrar que ele já esteve na Assembleia Legislativa do Piauí, como deputado estadual, por duas vezes, e nunca enviou emenda parlamentar para tal assunto.

É importante salientar que Piripiri vive um mar de lixo por toda cidade, além da zona rural. Há precariedade na coleta de resíduos sólidos. O serviço é ineficaz. Não há esgotamento sanitário no município. O esgoto é a céu aberto e valetas são como crateras na ruas acumulando água suja.

Lixo2.jpg

Mesmo tendo conhecimento dos benefícios resultantes do saneamento básico como, por exemplo, a melhoria da qualidade de vida das pessoas, sobretudo na saúde infantil com redução da mortalidade infantil, melhorias na educação, na expansão do turismo, na valorização dos imóveis, na renda do trabalhador, na despoluição dos rios e preservação dos recursos hídricos, etc, o prefeito ao longo dos anos administrando Piripiri, nunca investiu em saneamento básico para a cidade.

Não podemos esquecer de ressaltar que o filho do prefeito está na Assembleia Legislativa do Estado em seus quatro mandatos, "representando" o município, e também não envia para Piripiri emendas parlamentares para investir na pauta ora abordada.

E enquanto isso, a população sofre com a ausência do poder público municipal. A administração é falha e ineficiente em todos os setores.

Lamentável!