Publicidade

Ursa Marsha: Polêmica sobre transferência do animal é destaque no Fantástico

Categoria: Geral
Criado em Segunda, 13 Novembro 2017 11:29
Escrito por Redação

Apesar do consenso quando à necessidade do animal viver em clima agradável, especialistas divergem sobre o destino da ursa

Ursa2.jpg

A polêmica em torno da transferência da Ursa Marsha, de 32 anos, que vive no Zoobotânico de Teresina, foi destaque na edição deste domingo (12/11) do Fantástico, da Rede Globo.

A reportagem de Neyara Pinheiro deu ênfase à decisão da Justiça Federal, provocada por uma ação civil pública, determinando que a ursa seja levada para um santuário no interior de São Paulo, onde viveria em clima mais ameno, em condições menos adversa, mais próximas de seu habitat natural.

A ação, movida pela jornalista e ativista Carolina Mourão, aduz que a ursa sofre maus-tratos, principalmente pela alimentação servida, em alguns casos, ração de cachorro.

Representantes do Zoobotânico ouvidos na reportagem confirmam que a ursa come ração, mas como fonte de proteína e opção de manejo, já que nos 20 anos que viveu em um circo, rodando Norte e Nordeste, foi assim alimentada.

Apesar do consenso quando à necessidade do animal viver em clima agradável, especialistas divergem sobre o destino da ursa. Para alguns, o recinto com fosso, jatos d'água e "piscina" é suficiente para garantir o bem estar de Marsha.

Mas para o biólogo Frank Alarcón, a situação da ursa é controversa, e acredita ser improcedente que o animal tenha de fato qualidade de vida.

Ursa1.jpg

Fonte: 180Graus