Publicidade

Governador decreta estado emergencial na penitenciária de Esperantina

Categoria: Geral
Criado em Sexta, 13 Outubro 2017 12:15
Escrito por Redação

Os riscos de desabamento chegam a 80%. Penitenciárias que recebem os detentos estão com reforços na segurança

Carlos.jpg

O subsecretário de Justiça do Piauí, Carlos Edilson, conta que em uma conversa com o setor de engenharia foi apresentado um laudo que constava 80% de chances de desabamento na Penitenciária de Esperantina. Logo após de receber a notícia, o Secretário de Justiça Daniel Oliveira deliberou a transferência dos detentos. O governador Wellington Dias (PT) decretou estado de emergência para a penitenciária, que sofrerá ampla reforma emergencial.

Dois pavilhões dos quatro que existem na Penitenciaria de Esperantina ficaram totalmente depredados após a rebelião que aconteceu na sexta-feira (6), o que acabou ocasionando a transferência de mais de 167 presos. Por segurança, o subsecretário xx não divulgou mais informações.

A situação no presídio era precária, já que no local que tinha capacidade para 150 pessoas, se encontravam mais de 400 detentos.

Dos 85 fugitivos do local, 50 já foram recapturados.

Devido às transferências emergenciais, o subsecretário conta que pode acontecer a antecipação da abertura da penitenciária de Campo Maior para suprir a demanda atual.

A relocação, que teve apoio de policiais militares, agentes penitenciários e grupos especiais de todo o Piauí começou na madrugada de quarta-feira (11) e continua até o meio dia de hoje.

Para garantir a segurança, as penitenciárias, que já estão superlotadas também, receberão reforço dos agentes que se localizavam em Esperantina.

Não existe mais nenhum preso na penitenciaria e a mesma continua interditada para avaliações.

Fonte: PortalAZ